www.carolinalucas.com
www.carolinalucas.com
Bazar da CarolinaBAZAR DA CAROLINA

LEILÔES ONLINE

A MINHA HISTÓRIA
  English Version MY STORY
COMO ME PODES AJUDAR
  English Version HOW CAN YOU HELP ME
LIVRINHO DE MENSAGENS
A MINHA VIDINHA
FALA COMIGO
  English Version TALK TO ME

PATROCÍNIOS
PUBLICA OS MEUS BANNERS
   English Version PUBLISH MY BANNERS
OS MEUS EVENTOS
VALORES AMEALHADOS
DOCUMENTOS MÉDICOS
OS MEUS AGRADECIMENTOS
LINKS & CONTACTOS AMIGOS

EU ... EM REVISTAS
EU ... EM FOTOS (ANTIGAS)
EU ... EM FOTOS (NOVAS)
EU ... EM VÍDEOS
EU ... NA TV

DIÁRIO DE CUBA (NOVO)

TENTATIVAS DE DIVULGAÇÃO

A MAIOR DAS ESPERANÇAS

A PARALISIA CEREBRAL

TESTEMUNHOS

PUBLICIDADE

A MINHA NEWSLETTER

DADOS DA CONTA BANCÁRIA
Banco: Santander Totta
N.º Conta: 000316754855020
NIB:
0018 0003 16754855020 12
IBAN:
PT50001800031675485502012
BIC/SWIFT: TOTAPTPL
Fala Comigo / Talk to me
O Meu Slogan ...
Faz o Meu Sol Brilhar Mais

Ver no YouTube

WEBSITES PATROCINADOS
quero colocar aqui o meu banner
Lojinha da Carolina
Cipreco
CIQ-MG, Lda.
www.biocombo.pt
www.ecomeios.com
Wind Passenger
JS DIversoes
Gabinete de Psicologia
Ser Prematuro
doBebe.com
Homepage . Adiciona-me aos Favoritos  .  Envia o meu Website a um Amigo    |     22 Amigos Online
Documentos Médicos FOTOS DE CUBA
 
DIÁRIO DE CUBA (ESTADIA 8)  .  DIÁRIO DE CUBA (ESTADIA 7)  .  DIÁRIO DE CUBA (ESTADIA 6)  .  DIÁRIO DE CUBA (ESTADIA 5)  .  DIÁRIO DE CUBA (ESTADIA 4)  .  DIÁRIO DE CUBA (ESTADIA 3)  .  DIÁRIO DE CUBA (EST. 2)  .  DIÁRIO DE CUBA (EST. 1) 
 
 

13/04/2008
A partir de hoje o 'Diário de Cuba' está suspenso até nova ida a Cuba...neste momento estou em Portugal!

 

12/04/2008 (dia 84...ÚLTIMO)
Hoje é o meu último dia em Cuba. Tanto eu como a minha avó estamos com um misto de sensações estranho...estamos muito contentes por regressar a casa e muito tristes por deixar amigos tão preciosos e também por ser incerta a data do meu regresso e ter que interromper (esperamos que temporariamente) os tratamentos.
A Olinda e a Joana choraram quando partimos...e nós também estavamos tristes.
A primeira etapa passou, etou pronta para a próxima.

Concluí e venci a primeira etapa de tratamentos em Cuba!

 

11/04/2008 (dia 83)
A minha avó foi ver-me ao ginásio e realmente tive progressos. Estou mais ágil, com mais força e faço muitos movimentos que antes não fazia. Quando for para Portugal é muito importante fazer manutenção para não perder nada do que já ganhei aqui até voltar outra vez.
A minha família já contactou com uma terapeuta em Portugal para eu fazer mais fisioterapia do que a que tenho habitualmente no Centro de Paralisia (são apenas 2 vezes por semana, cerca de 45 minutos de cada vez). O problema é que teremos que ser nós a pagar...mais uma vez...

Estou quase quase a regressar...

 

10/04/2008 (dia 82)
Hoje a minha avó correu metade de Havana à procura de iogurtes para mim e não encontrou. Cá é muito difícil comprar essas coisas, que em Portugal há em todo o lado.
Há alturas que é mesmo muito complicado estar aqui, só vale porque é por uma boa causa ... porque estou a recuperar. E por todos os amigos que fizémos aqui ... eu e a avó!

Vou ter muitas saudades da Olinda e do Pedrinho.

 

09/04/2008 (dia 81)
Hoje não colaborei muito nos tratamentos. Não estava com vontade de fazer ginástica!!!
Mesmo assim tive que fazer e diverti-me...cantei muito. As terapeutas dizem que eu sou a menina que faz mais confusão no ginásio: falo muito, canto, brinco...e que vão sentir a minha falta quando eu voltar.

Todos esperamos que eu possa em breve regressar.

 

08/04/2008 (dia 80)
Hoje voltei a trabalhar arduamente...tanto que no fim disse à minha terapeuta: "Estoi muerta!". Ela achou muita graça e riu-se muito.
A minha partida para Portugal está cada vez mais próxima. A minha família já está muito ansiosa...e eu e a minha avó também.

Tem sido uma ausência longa mas proveitosa.

 

07/04/2008 (dia 79)
Já tenho muito mais força nos braços. Quando cheguei não conseguia erguer-me nos braços, quando estava deitada de barriga para baixo.
Agora já consigo muito facilmente. A minha avó até me chama lagarto.
Estou a ensinar a minha terapeuta a dizer algumas palavras em Portugues. Ela diz que já me ensinou Espanhol e que agora é a minha vez de a ensinar a ela.

Estou muito mais sociável, meto-me com toda a gente!!!

 

06/04/2008 (dia 78)
Hoje tivemos um maravilhoso dia de praia. Fomos a uma praia diferente da habitual e adorei!! Foi muito divertido, gosto muito de estar na água, sinto-me mais livre, com mais capacidade de me movimentar.
Brinquei muito com a Olinda e com o Pedrinho, somos muito amiguinhos!!!
Ao fim do dia estava tão cansadinha que adormeci mais cedo do que é normal.

Amanhã começa mais uma semana de luta...

 

05/04/2008 (dia 77)
Hoje é Sábado, só tive ginástica de manhã. Tivémos um almoço de despedida de uma menina que se vai embora amanhã. Foi divertido, mas as despedidas aqui custam sempre. É difícil ir embora (ou ver alguém ir) e não saber quando vai haver de novo dinheirinho para voltar...
Amanhã é dia de folga. Se tiver bom tempo vamos à praia!!

Amanhã é dia descanso...

 

04/04/2008 (dia 76)
Hoje a minha avó conversou comigo e disse-me que vamos brevemente para Portugal. Eu fiquei muito contente, muito mesmo. Todos têm muitas saudades minhas e eu tenho também muitas saudades de todos.
Aqui estou a evoluir e por isso o objectivo é voltar o mais brevemente possível. A minha família espera conseguir a continuação dos meus tratamentos...não é fácil, mas há que não desistir.

Vamos todos lutar para que eu consiga voltar...

 

03/04/2008 (dia 75)
Hoje a minha avó viu o meu vídeo. Disse que eu estou muito bem e que vai ser muito útil quando formos para Portugal. No vídeo a minha terapeuta explica os exercícios que está a faer comigo. Vai ser útil para a minha família aprender como fazê-los.
Já estou mesmo na recta final desta minha primeira estadia em Cuba. Mas se Deus quiser voltarei em breve para continuar a minha caminhada...

Hoje fiz birra e não quis dormir a sesta...

 

02/04/2008 (dia 74)
Estou cansadinha hoje. Fiz muita ginástica e ao fim do dia brinquei com a Olinda e o Pedrinho. Somos já muito amiguinhos e vai ser difícil a nossa inevitável separação...mas a minha avó diz que depois nos vamos ver na mesma, só que com menos regularidade.
Está muito calor, apetece-me mesmo ir à praia. Pode ser que no fim de semana esteja assim também :)

Hoje o exercício foi duro...

 

01/04/2008 (dia 73)
Hoje filmaram-me nos tratamentos. Depois vou trazer para Portugal um DVD com todos os exercícios que já faço. A terapeuta diz que trabalhei muito bem, fui muito festiva e cantei muito.
Cada vez as saudades são maiores, a distância é muita e já longa...mas é por uma boa causa.

Hoje fui a estrelinha de um filme :)

 

31/03/2008 (dia 72)
Hoje a minha terapeuta disse que eu sou a menina que faz mais barulho no ginásio. Passo a vida a falar e a cantar!!!
Já me resta pouco tempo aqui em Cuba...pelo menos desta primeira vez. Eu e a minha família queremos que eu volte para continuar o trabalho que tenho feito. Estamos muito satisfeitos com os meus progressos (lentos mas visíveis!!).

A primeira etapa está na recta final, agora precisamos de angariar dinheiro para a segunda!!!

 

30/03/2008 (dia 71)
Hoje estou melhor, já não tenho febre nenhuma e estou muito bem disposta. Como é o meu dia de folga, passei-o a brincar com os meus amiguinhos. A minha avó apanhou-me conchinas na praia e eu gosto de brincar com elas.

Já estou muito melhor!!!

 

29/03/2008 (dia 70)
Hoje passei mal a noite, estive febril. Os meninos aqui andam todos assim, depois pegamos uns aos outros e ficamos todos um pouco doentinhos. Não fui aos tratamentos de manhã (como é costume aos Sábados) e também não fui à praia...com muita pena minha.
Mas ao fim do dia, quando já não estava tanto calor e sol fui dar uma voltinha, para não ficar aqui sempre.

Estou um pouco doentinha, mas bem disposta...

 

28/03/2008 (dia 69)
Hoje experimentei sentar-me na cadeira de rodas da Olinda e aprendi logo a andar sozinha. Quando deram por mim já estava a manobrar a cadeira e tinha desaparecido :)
Senti-me livre, nunca me tinha deslocado sem ninguem me transportar ou empurrar o meu carrinho, de tal maneira que pedi à minha avó para me comprar uma cadeira igual à da Olinda para ir comprar o leite sozinha (foi o que disse à minha avó).
Mas a minha avó disse-me que eu tenho mesmo é que aprender a andar para não precisar de cadeira...é para isso que eu e a Olinda cá estamos.

Estou quase a ter que regressar a Portugal...

 

27/03/2008 (dia 68)
Hoje trabalhei muito, estou muito cansadinha. Tenho que aproveitar o pouco tempo que ainda tenho hipóteses de cá ficar desta vez...
Eu e a minha família esperamos que eu possa brevemente voltar e continuar os tratamentos...vamos continuar a lutar por isso.

Hoje disse à minha avó que queria ser nadadora quando for grande!

 

26/03/2008 (dia 67)
Hoje o Doutor Maragouto falou com a minha avó de manhã. Disse que estou a progredir. O Dr. disse à minha avó que eu sou uma menina muito inteligente, aprendo tudo muito facilmente...os exercícios, a língua, as cantigas...tudo.
O Doutor disse que tenho muitas hipóteses de andar, mas que é um processo muito lento.
Se por um lado a minha família fica feliz com as boas perspectivas, por outro é uma tremenda angústia saber que vou precisar de muito mais dinheiro e não saber se o vou ter ... mas não se pode perder a esperança, até hoje tenho tido muitos amigos que me ajudam nesta minha batalha!

Hoje a minha avó e o resto da família ficaram um pouco angustiados com as perspectivas de tratamentos longos ... e de ser necessário muito dinheiro ... mas não se pode perder a esperança!

 

25/03/2008 (dia 66)
A minha terapeuta regressou de férias hoje. Achou-me melhor, com mais força e muito mais crescida.
Hoje comi imenso, a minha avó até estava espantada comigo. Adoro as mangas de cá, são muito mais saborosas e sucolentas que as que compramos em Portugal.
Depois da terapia brinquei muito com Olinda e o Pedrinho.

Eu, a Olinda e o Pedrinho somos muito amigos!!!

 

24/03/2008 (dia 65)
Hoje o Luis mandou umas fotografias minhas à minha família, que ficou muito feliz por me ver :)
De manhã a equipa médica passou no meu quarto e deram-me todos uma salva de palmas pelos meus progressos. Dizem que estou a caminhar devagarinho, mas na direcção certa.

Já sei cantar muitas cantigas em espanhol...

 

23/03/2008 (dia 64)
Hoje é Domingo de Páscoa, mas aqui não há nenhuma tradição, nem se ouve falar disso. Não há ovinhos nem amendoas, não há cabrito assado nem nada dessas 'guloseimas'.
Fomos à praia e eu engoli um pirolito. Andava na minha bóia nova e 'vriei-me'...a sorte é que a avó agarrou-me logo e foi só um susto...para ela!!! Eu achei muito divertido e ri-me muito.
Estou a recuperar forças para mais uma semana de intensa ginástica.

Tenho muita vontade de andar.

 

22/03/2008 (dia 63)
Hoje fui ao ginásio de manhã e à praia de tarde. Estavamos na praia e de repende começou a chover muito, tivémos que vir embora a correr. Eu não gostei nada de ter que sair da praia e chorei...mas amanhã pode ser que o tempo esteja melhor e voltamos :)
O clima aqui é assim, chuvas tropicais e muito calor.

Amanhã quero voltar à praia!

 

21/03/2008 (dia 62)
Hoje choveu muito. Está um dia cinzento e abafado. Assim custa menos ir para o ginásio. Quando está sol apetece-me sempre ficar a brincar e ir à praia.
A minha tia disse-me que hoje saiu no jornal Expresso uma pequena reportagem sobre nós (os meninos portugueses que estão aqui em Cuba) que falaram comigo e com a avó há 2 semanas atrás. Ficámos contentes...pode ser que os Srs. que mandam vejam que temos realmente melhorias aqui e nos passem a ajudar!

As saudades apertam, mas gosto de cá estar!

 

20/03/2008 (dia 61)
Hoje recebi chocolates de Portugal e fiquei muito contente. A minha avó teve que os esconder porque eu queria comer todos de uma vez :)
Ontem de noite não queria dormir e fiz muita ginástica, as pessoas chamam-me 'lagarta'.
O fim-de-semana está à porta e vou estrear a minha bóia...pelo menos espero que sim.

Gosto cada vez mais do Dr. Maragouto!!!

 

19/03/2008 (dia 60)
O meu apetite voltou com força. Passo o dia a comer e a pedir mais :)
Já tenho uma boia para levar à praia no Domingo, a terapeuta diz que me faz muito bem os movimentos dentro de água.
Cá não há amendoas nem ovinhos de chocolate, por isso vou ter que guardar a minha vontade para quando chegar a Portugal.

Continuo a fazer a minha ginástica diária.

 

18/03/2008 (dia 59)
Hoje fiz muitos exercícios. Já me sento muito direitinha :)
A minha avó deu-me um pífaro, as terapeutas dizem que é muito bom para 'abrir a caixa toráxica' e eu gostei muito. Brinquei com a Olinda e tocámos as duas no meu pifaro novo.

Já me sento muito direitinha.

 

17/03/2008 (dia 58)
Hoje estava muito molinha e não me apetecia acordar...por causa da brincadeira de ontem à noite. A terapeuta diz que eu de manhã não colaborei muito nos exercícios, estava quase a dormir em pé.
Depois dormi uma sesta à hora de almoço e fiquei melhor e muito mais colaborante. De tarde já fiz todos os exercícios, como de costume.

Hoje tive muito soninho...

 

16/03/2008 (dia 57)
Hoje passei o dia na praia. A água estava quentinha e brinquei muito.
Cheguei a casa muito cansadinha e dormi o caminho todo.
Depois, à noite não queria dormir, fartei-me de cantar e brincar.

Gosto muito do Domingo, o meu dia de folga.

 

15/03/2008 (dia 56)
Durante a manhã trabalhei muito hoje...estou a aprender a vestir e despir a camisola.
A minha avó comprou-me um vestido novo, que as senhoras fazem aqui à mão e vendem.

Estou muito vaidosa com o meu vestido novo!

 

14/03/2008 (dia 55)
Hoje a minha avó foi assistir aos meus tratamentos e eu quando a vi fiquei muito contente e quis-lhe mostrar tudo o que tenho aprendido. A minha avó ficou muito impressionada com a velocidade com que consigo 'rastejar'...diz que pareço um lagarto :)
Aprendi a cantar a 'Cucaracha'. Dizem que eu pareço uma cubana.

Cada vez falo melhor espanhol!

 

12/03/2008 (dia 53)
Já me aguento muito bem na posição de '4 pontas' (posição de gatinhar) e já levanto uma perna para começar a gatinhar.
Estou a fazer progressos e cada um deles é uma grande vitória. Eu e a minha família ficamos muito contentes!!!
Hoje comi bifinho com batatas, um prato que gosto muito. A minha avó mandou vir para mim porque como estive doentinha perdi o apetite. Mas o bifinho comi bem.

Quero muito gatinhar ... para depois andar!

 

11/03/2008 (dia 52)
Já estou muito melhor, o antibiótico já está a fazer efeito. Já não tenho febre nenhuma, estou bem disposta e hoje já fiz tratamentos...menos 'intensos' do que é normal, mas já fiz.
Tenho um brinquedo novo, um xilofone. Gosto muito de tocar.

Já não estou doentinha!

 

10/03/2008 (dia 51)
Continuo doentinha... afinal tenho uma otite. Estive no Dr. hoje e fiz alguns exames. Vou começar a tomar antibiótico para ficar boa depressa e regressar aos tratamentos.
Apesar de tudo estou bem disposta e digo muitas vezes aos Doutores e à minha avó que quero ir fazer ginástica e que estou boa!!! :)
Mais uma notícia: Afinal já não volto no dia 22 de Março, por causa da Páscoa não há voo e como a minha família já quase conseguiu amealhar o valor para mais um ciclo, vou ficar até dia 12 ou 19 de Abril ... a data certa depende de existirem ou não vagas nos voos nestas 2 datas.

Espero que amanhã já não tenha febre!

 

09/03/2008 (dia 50)
Hoje não pude passear porque estive no quarto a recuperar... Em compensação recebi muitos contactos da minha família, os meus pais ligaram-me de manhã e os meus tios à tarde, e eu que apesar de doentinha estava bem disposta falei muito com eles e brincámos muito ao telefone! Ao fim da tarde já estava melhor e sem febre, porque o médico e as enfermeiras trataram de mim e também me deram muitos miminhos!... Por isso amanhã de tarde já devo continuar os meus tratamentos.

Toda a equipa médica e de enfermagem do CIREN foi muito atenciosa comigo!

 

08/03/2008 (dia 49)
O tempo está muito mau aqui, está vento e a chover. A praia está fora de questão...por causa do tempo e também porque estou com febre. A Doutora diz que deve ser uma virose, os meninos aqui têm estado assim :(
Vou ter que descansar no quarto, não posso ir passear.

Espero recuperar muito depressa!

 

07/03/2008 (dia 48)
Tenho brincado muito com o Pedrinho...e também tenho trabalhado muito.
A terapeuta diz que tenho que estar muito tempo de bruços e fazer movimentos para cima e para baixo com os braços, para ganhar força e conseguir gatinhar. O gatinhar será o primeiro passo antes de começar a trabalhar a marcha. Os resultados são visíveis mas muito lentos...vou precisar de mais tratamentos, não sei bem quantos.

Felizmente que está quase amealhado o valor para o terceiro ciclo!

 

06/03/2008 (dia 47)
Os meus tratamentos continuam, e já estamos quase no fim de semana! Hoje fiz uma birra porque não quis comer o arroz que costuma ser o meu preferido, só almocei papa... A avó ficou um bocadinho zangada, mas eu prometi à mamã que comia tudo ao jantar porque ela me vai dar um brinquedo!! Fiquei muito feliz.

Vou dormir um bocadinho e continuar os tratamentos à tarde!

 

05/03/2008 (dia 46)
Hoje está muito calor e eu estou um bocadinho rabujenta...as melgas não páram de me picar. A minha avó comprou um novo repelente, espero que resulte melhor que o antigo!!!
Amanhã deve chegar alguma comidinha de Portugal, é sempre bom recordar os nossos sabores :)

Continuo a trabalhar arduamente para conseguir melhorar muito!

 

04/03/2008 (dia 45)
Hoje continuei a minha semana de tratamentos, já gosto muito da minha nova terapeuta! A minha avó também teve boas notícias, a mala do pai do Pedrinho apareceu com todos os medicamentos e um livro para mim!! Fiquei muito feliz. Também fiquei feliz porque hoje consegui falar muito com a minha família.

Disse-lhes que tinha saudades e fiz beicinho... Eles ficaram ainda com mais saudades!

 

03/03/2008 (dia 44)
A minha terapeuta foi de férias. Agora estou a trabalhar com uma terapeuta nova, de quem também gosto muito.
A minha avó hoje estava um bocadinho aborrecida...os medicamentos que mandaram de Portugal através do pai do Pedrinho perderam-se...isso e todas as coisas que o pai do Pedrinho trouxe nessa mala...vamos esperar que a mala volte a aparecer!!!
Nos últimos dias tem sido muito dificil falar com a minha família. Demora-se mais de 1 hora a conseguir ligação e quando se consegue cai :(

Tenho uma nova terapeuta.

 

02/03/2008 (dia 43)
Hoje foi Domingo, não tive tratamentos e andei a passear todo o dia. Ao fim do dia estive sentadinha no chão da sal muito tempo, a brincar com os outros meninos...já consigo estar muito tempo sentada sozinha e sem apoio, o que é uma grande vitória!!

Tenho saudades de casa...e em casa têm saudades minhas.

 

01/03/2008 (dia 42)
Chegou o fim de semana!! Hoje só tive tratamentos de manhã, estava um bocadinho preguiçosa porque a festa ontem foi muito animada e eu estava cansada... Mas diverti-me muito e comi muitos doces e coisas boas enquanto brincava com os meus novos amiguinhos. Estou um bocado chateada porque queria ir à praia mas está a chover... Mas assim posso brincar com os meus novos brinquedos!

Amanhã vou passear com a minha avó e com todos os meus amigos!

 

29/02/2008 (dia 41)
Hoje tem sido um dia muito animado aqui no CIREN. Um menino que cá está faz 7 anos e tem havido festa todo o dia. De noite vai haver um grande jantar para todos!!
Os meus tratamentos continuam a correr devagarinho mas bem.

Vem aí o fim-de-semana e já disse à minha avó que quero ir à praia!

 

28/02/2008 (dia 40)
Estou eufórica com os meus novos brinquedos: plasticina, uma bola e uma revista do Noddy ... chegaram hoje de Portugal e dei gritos de contente quando os vi :)
Mas tenho pouco tempo para brincar, hoje é um dia de trabalho normal.

Hoje não me apetecia ir para o ginásio, queria ficar a brincar...

 

27/02/2008 (dia 39)
Hoje a minha avó assistiu aos meus tratamentos e ficou muito contente. Estou a ganhar massa muscular (que é imprescindível para conseguir ter força para gatinhar, andar...). A terapeuta diz que quando cheguei aqui tinha muito pouco massa muscular, mas que isso está a mudar.
Estou muito feliz porque amanhã chega uma encomenda de Portugal com coisas boas para comer e alguns brinquedos para mim.

Hoje esteve fresquinho, o calor abrandou aqui.

 

26/02/2008 (dia 38)
Estive outra vez imenso tempo sentada sozinha. A minha avó até me tirou uma foto :)
Brinquei com uma pandeireta nova que a minha avó me comprou. Fiquei muito contente porque aqui quase não tenho brinquedos...qualquer coisa me deixa muito feliz.

Amanhã a minha avó vai assistir aos meus tratamentos para ver a minha evolução.

 

25/02/2008 (dia 37)
Mais uma semana de trabalho. Estou a treinar para conseguir levantar o tronco sozinha.
Hoje comi umas batatas fritas que tinham picante...como gosto tanto só disse à minha avó que picavam depois de ter comido muitas...fiquei toda vermelha e com a lingua a arder :)

Apetece-me ir à praia outra vez e hoje pedi muitas vezes para lá voltar.

 

24/02/2008 (dia 36)
Hoje é Domingo, esteve muito bom tempo e passámos o dia inteiro na praia.
Tomei muitos banhos, a água aqui é muito quentinha e diverti-me muito.
Nem me queria vir embora :)

Hoje foi um dia muito divertido.

 

23/02/2008 (dia 35)
Só tive tratamentos de manhã. De tarde fui passear com a minha avó e os meus novos amiguinhos!
Espero que amanhã esteja bom tempo para podermos ir à praia.

Uma folga!! Já estava muito cansada...

 

22/02/2008 (dia 34)
Tenho aprendido a rastejar. É outros dos movimentos que faz parte do processo que tenho de percorrer até conseguir atingir a marcha.
Comecei também a gostar muito de arroz desde que estou em Cuba...talvez por ser uma das coisas que mais se assemelha ao nosso tipo de alimentação.
Estou contente porque amanhã é Sábado e vou poder passear a partir da hora de almoço!!

Vem aí o fim-de-semana. YUPIIIIIIII

 

21/02/2008 (dia 33)
Hoje estou estafada...foi um dia muito cansativo.
Pela primeira vez mantive-me de gatas, com o tronco elevado, na posição de gatinhar...SOZINHA!!
Antes de andar tenho que passar pelo processo de gatinhar...e estou a dar os primeiros passos para isso.
Estamos a ter muitas dificuldades na marcação da viagem de regresso a Portugal. Como calha na altura da Páscoa não há lugar nos voos...e o dinheiro também já não é muito para ficar mais tempo aqui...vamos ver o que se consegue até lá...

Tenho muito soninho...

 

20/02/2008 (dia 32)
Hoje estive muito tempo sentadinha sozinha em cima da cama (à chinesa)...aguentei quase meia hora!! :)
Durante a próxima semana a minha avó vai assistir a alguns dos meus tratamentos para ver tudo o que eu já faço de novo.
Hoje disse que estava com saudades da minha família que está em Portugal e que queria que eles aqui estivessem comigo.

Tenho saudades de casa.

 

19/02/2008 (dia 31)
Hoje tive um dia menos bom. O Doutor Maragoto injectou-me as toxinas que chegaram de Portugal. Fui picada muitas vezes (nas pernas, nos pés, na minha mão esquerda)... e chorei um bocadinho. Mas já passou, 2 horas depois já me estava a rir outra vez (se bem que disse à minha avó que já não gostava do Doutor Maragoto ;) ). As toxinas vão permitir que a fisioterapia seja mais eficaz.

Os tratamentos não são fáceis para mim...ainda sou pequenina.

 

18/02/2008 (dia 30)
A minha avó diz que já ando mais direitinha no meu carrinho, que já não deito tanto a cabeça e tenho mais força para me levantar.
Fiquei muito feliz por saber que a minha família vai mandar uma encomenda com algumas coisas que preciso e uma prendinha surpresa para mim...eu adoro surpresas e fico muito curiosa para saber o que é, não páro de tentar que a minha vó me diga o que é :) Aqui não tenho muitos brinquedos e qualquer coisa me deixa muito feliz.

Vou ter um brinquedo novo :)

 

17/02/2008 (dia 29)
Hoje é o meu dia de folga e estou muito contente. Fui dar um grande passeio com a minha avó e os meus amiguinhos. Andámos muito, conhecemos muitas coisas novas e brincámos muito.

Amanhã começa mais uma dura semana...

 

16/02/2008 (dia 28)
Estou um bocadinho cansada. Quando chega a Sábado estou mesmo a precisar de descansar e recuperar forças.

Quem bom, amanhã é Domingo!!!

 

15/02/2008 (dia 27)
Hoje estava um bocadinho triste. Alguns dos meus amigos vão regressar a Portugal e eu vou ter saudades.
Quando a minha família ligou estava a fazer as minhas tarefas diárias.

Tenho-me esforçado muito!

 

14/02/2008 (dia 26)
Continuo na minha ginástica. Hoje almocei com o meu amigo Miguel.
Estou sempre a perguntar à minha avó se falta muito para ser Domingo...quero ir à praia com a Olinda.
Hoje falei com a minha tia e disse-lhe umas palavrinhas em espanhol :)

As saudades apertam...

 

13/02/2008 (dia 25)
Estou cada vez mais sociável e à vontade aqui no CIREN. Sei o nome de todas as Enfermeiras, de todos os Doutores e de todos os meninos.
Estou uma tagarela, como diz a minha avó.
Continuo a trabalhar com muito entusiasmo e vontade de vencer. Tenho feito exercícios para me sentar sozinha e treino a posição de gatinhar. São os passos necessários no meu caminho para aprender a andar.

Estou muito sociável!

 

12/02/2008 (dia 24)
Hoje a minha tia enviou as toxinas por avião. Os Srs. da transportadora, a Aerocarga, foram muito meus amigos e ofereceram o transporte. A minha tia pagou apenas as despesas cobradas pela companhia de aviação. As toxinas vão ajudar a diminuir a espacicidade dos meus músculos e a fisioterapia vai ser mais eficaz.
Continuo a esforçar-me muito. Gosto de fazer as coisas sozinha.

Tenho muita vontade de melhorar!!!

 

11/02/2008 (dia 23)
Hoje a minha avó foi assistir à minha ginástica e ficou muito contente com os meus pequenos (grandes) progressos e com a minha vontade de colaborar e aprender. Já mexo melhor os meus braços e comi hoje pela primeira vez um iogurte com colher...sozinha!! Entornei um bocadinho, mas foi uma grande vitória.

Hoje chegou mais uma amiguinha de Portugal, a Olinda.

 

10/02/2008 (dia 22)
Hoje é Domingo, o meu dia de folga :) Não podemos ir à praia, está a chover muito e a trovejar, temos que nos entreter aqui pelo CIREN.
Vou aproveitar e fazer já as minhas tarefas...todos os dias os Srs. Doutores me mandam tarefas para fazer à noite. O objectivo é treinar movimentos e posturas.

Estou a recuperar forças para mais uma semana de intenso trabalho!

 

09/02/2008 (dia 21)
Já aguento mais tempo sentada, sem estar encostada a nada!
Hoje estou muito contente, cantei muitas cantigas para os meus amiguinhos e as Senhoras Enfermeiras.

Amanhã é Domingo e se não chover vou à praia!

 

08/02/2008 (dia 20)
Hoje estava muito cansadinha. Quando a minha família filou já estava a dormir. Não é nada fácil para mim, os tratamentos são muito puxados.
O que me vale é que todas as pessoas são muito amorosas e dedicadas ... e eu sou uma menina muito corajosa!

Fiquei a saber que no Domingo vem mais uma menina de Portugal, mais uma nova amiguinha!

 

07/02/2008 (dia 19)
Hoje os doutores disseram que vou precisar de injeções de toxinas, para aliviar a espacicidade que tenho nas pernas. Esse medicamento é muito caro...e aqui em Cuba é 3 vezes mais do que em Portugal.
A minha tia está a tratar de tudo para conseguir enviar o medicamento para cá...mas não é fácil! Tem que ser transportado a baixas temperaturas e como não conheço ninguém que me possa fazer o favor de o trazer para Cuba como bagagem de mão, a única hipótese é pagar os cerca de 200 euros de trasporte, a somar aos 600 de custo do medicamento.
Mas, por outro lado tive hoje um generoso donativo que me vai permitir fazer de seguida o 2º Ciclo de Tratamentos :)

Vou poder fazer dois ciclos de tratamentos seguidos :)

 

06/02/2008 (dia 18)
Mais um dia de caminhada no meu percurso. Fiz novamente um tratamento de Ozono e muita ginástica. Enquanto os outros meninos fazem terapia da fala, eu continuo na ginástica. Felizmente, eu falo muito bem ... e muito :)

Hoje gostei do meu almocinho. Foi carne guisada ... até parecia que estava em casa.

 

05/02/2008 (dia 17)
Recebi hoje o resultado da minha ressonância magnética. Confirmou-se que a minha lesão é apenas a nível motor. A nível cognitivo está tudo bem comigo. E confirmou-se também que a origem da minha paralisia cerebral é a prematuridade com que nasci.
Os Doutores continuam a dizer que há hipóteses de eu conseguir andar sozinha...mas vou precisar de muita paciência e de trabalhar muito.
Não me dizem ao certo quantos ciclos preciso, depende da minha vontade de trabalhar, do nível de evolução que a minha condição permite...de muitas coisas. Ainda assim prevê-se que os meus tratamentos se vão alongar...
A minha família vai ter que continuar a lutar para conseguir o dinheiro para a continuação dos meu tratamentos.

A minha luta ainda agora começou...

 

04/02/2008 (dia 16)
Hoje falei com os meus tios ao telefone. Disse-lhes que tinha saudades!!
A minha avó foi assistir aos meus tratamentos e quando a vi fiquei um bocadinho mimada e chorei porque queria o colinho dela.
Também brinquei com o meu novo amigo Miguel.

A minha avó diz que estou apaixonada pelo Miguel :)

 

03/02/2008 (dia 15)
Hoje é Domingo!
Depois de uma semana de tratamentos, hoje ia à praia com a minha avó... Mas não pude, porque estou constipada e tive que ficar em casa! Não faz mal mal, porque tive muito tempo para brincar com o lego novo que a avó me deu. Também falei com o papá, o Domingo é o único dia que conseguimos falar, por causa das horas! Falei-lhe do meu lego e mandei beijinhos, porque hoje é o único dia que tenho para brincar...
O meu primeiro progresso foi aprender a comer com um garfo!!

Tenho muitas saudades da minha família, mas estou muito contente em Cuba!

 

02/02/2008 (dia 14)
Faz hoje 2 semanas que cá estou. É sábado e tenho apenas meio dia de tratamento...ainda bem porque estou um bocadinho cansada e apetece-me brincar e descansar.

Tenho saudades das comidinhas de Portugal!!

 

01/02/2008 (dia 13)
Estou a treinar os meus movimentos de perícia com as mãos. Quero aprender a comer sozinha sem entornar nada!!!

Estou a brincar com um jogo de argolas...faz-me bem aos movimentos dos braços e mãos!!

 

31/01/2008 (dia 12)
Hoje fiz um tratamento de Ozono...os Doutores dizem que me faz bem a tudo!!!

Gosto de brincar com os meus novos amiguinhos!!

 

30/01/2008 (dia 11)
Hoje fiz uma ressonancia magnética para os Doutores avaliarem a extenção exacta da minha lesão e analisar possibilidades de ultrapassar o problema.

Falei com a minha família ao telefone de deixei-os ainda com mais saudades...

 

29/01/2008 (dia 10)
Continuo a ter 7 horas por dia de tratamentos...às vezes é um pouco difiícil e choro um bocadinho.
Hoje estive muito contente com um brinquedo novo...a minha avó comprou-me um Lego!!

Já digo umas palavrinhas em espanhol :)

 

28/01/2008 (dia 9)
Foi hoje o meu primeiro dia de tratamentos a tempo inteiro. De manhã, antes de ir chorei um bocadinho, mas depois fiquei bem.
Estou um pouco cansada mas contente. Estou sempre a pedir para ir passear!!

Trabalhei 7 horas hoje!

 

27/01/2008 (dia 8)
Hoje saí pela primeira vez do CIREN. Andei a passear por Havana. A partir de amanhã vou começar a ter 7 horas por dia de tratamentos.

Vai ser duro, mas espero que compensador!

 

26/01/2008 (dia 7)
Comecei hoje os tratamentos. Fiz 4 horas de fisoterapia, da parte da manhã. De tarde descansei.
Ao Sábado à tarde e aos Domingos descanso da semana de tratamentos intensivos.

Começou o 1º ciclo!

 

25/01/2008 (dia 6)
Terminei hoje a minha semana de avaliação. Amanhã inicio o meu primeiro ciclo de tratamentos...o primeiro de vários!
Eu e a minha família estamos muito esperançados! Os Srs. Doutores dizem que me querem ver a andar.

Estou bem disposta e com força!

 

24/01/2008 (dia 5)
Hoje os Doutores direm-me que terei que fazer pelo menos 4 ciclos de tratamentos. O ideal era fazer dois já de seguida, voltar a Portugal, "descansar" uns meses e voltar a Cuba.
Entre as duas viagens terei que fazer manutenção em Portugal.
No final dos 4 ciclos voltarei a ser avaliada.

Neste momento está tudo em aberto, depende tudo das quantias amealhadas!

 

23/01/2008 (dia 4)
Hoje os Doutores consideraram-me apta a iniciar o primeiro ciclo de tratamentos (28 dias), para a próxima semana...e deram-me perspectivas de recuperação muito boas!!

Estamos com muita esperança!

 

22/01/2008 (dia 3)
Estou a fazer um check-up geral ... já fui ao dentista, fiz análises, tirei um electrocardiograma, fui ao médico de clínica geral, ao psicólogo ... enfim, os Srs. Doutores estão a examinar-me com muito detalhe e cuidado antes de iniciar os tratamentos.

Continuo bem disposta e a fazer amigos!

 

21/01/2008 (dia 2)
Hoje comecei a ser vista pelos senhores Doutores, que me estão a fazer um exame muito minuncioso para conseguirem avaliar com a maior precisão possível as minhas capacidades de recuperação.
Estou muito contente por poder estar com os outros meninos que aqui estão. Estranho um bocadinho a comida, que é muito diferente da nossa e tenho feito 'cara feia' às refeições!!
Não falo durante muito tempo com a minha família...as chamadas telefónicas são mesmo muito caras e falamos um bocadinho a correr, com muita pena minha e deles.

Toda a equipa do CIREN é muito simpática e atenciosa!

 

20/01/2008 (dia 1)
Estou em Cuba! Cheguei bem, ontem à noitinha e ainda estou um pouco cansada e com soninho...
Felizmente hoje é Domingo e posso descansar da viagem. Amanhã começo a minha semana de avaliação.

Estão cá mais meninos portugueses e já estou a fazer amizades!

 

19/01/2008 (dia 0)
Parti hoje para Cuba.
O dia de hoje foi muito especial, cheio de emoções contraditórias ... foi alegre e triste ao mesmo tempo.
Se por um lado é o inicio do meu tratamento, por outro é a partida e a obrigatória distância da família e amigos.

Hoje é o primeio dia do resto da minha vida!

Aeroporto de Lisboa, dia da minha partida para Cuba
 

11/01/2008
Com a ajuda de muitos amigos e amigas a minha família conseguiu reunir os 15.000 euros que me permitem ir a Cuba fazer a primeira semana de avaliação e o primeiro ciclo de tratamentos.
A primeira etapa foi atingida.
Agradeço muito a todos os que me ajudaram e continuam a judar a amealhar dinheiro para os próximos ciclos.

A minha primeira ida a Cuba está marcada para dia 19 de Janeiro.

 

07/12/2008 (dia 78)
Hoje é a minha folga e fomos ao aquário ver os Golfinhos...mas começou a chover muito e tivemos que vir embora sem os ver. Eu fiquei triste porque gostava muito de ter visto o show...mas paciencia, aqui o tempo é assim, está muito calor e depois chove muito.

Está a chover muito...

 

06/12/2008 (dia 77)
Hoje só tive terapia da parte da manhã. Correu muito bem, mas eu estou um bocadinho constipada.
De tarde fui passear, está muito calor!!!

Estou constipadinha...

 

05/12/2008 (dia 76)
Hoje foram embora muitas pessoas. Fora eu e a avó, estão cá apenas mais 4 protuguêses. Também já não falta muito para regressarmos. Estamos cheias de saudades de Portugal e do resto da família ... e eles de nós.

Já falta pouco para eu regressar...

 

04/12/2008 (dia 75)
Hoje fui filmada no ginásio. O objectivo é levar o vídeo para Portugal para que a minha terapeuta lá possa dar continuidade aos meus tratamentos do ponto em que os vou deixar aqui. Fiquei muito contente e falei muito durante todo o video.

Hoje fui filmada...

 

03/12/2008 (dia 74)
Já estou muito tempo de pé, com alguma ajuda, mas mesmo assim é uma grande evolução!!
Amanhã a minha avó vai ver-me ao ginásio. É sempre bom poder mostrar-lhe as minhas novas 'habilidades', ficamos sempre as duas muito contentes :)

A avó vai ver-me amanhã...

 

02/12/2008 (dia 73)
Hoje já conseguimos falar. Parece que aí em Portugal está muito frio...aqui está muito calor :)
Estou a progredir muito bem...é pena que esta etapa está quase no fim. A equipa médica diz que estou na minha melhor fase em termos de progresso. Mas as saudades também já apertam (muito) e o Natal está à porta :)

Estou a progredir muito bem...

 

01/12/2008 (dia 72)
Hoje não tive nem dei notícias à minha família em Portugal. As comunicações estavam impossíveis e não conseguimos mesmo falar :(

Hoje não há notícias...

 

30/11/2008 (dia 71)
Hoje estivémos todo o dia na praia!!! Estava muito calor, a água estava muito muito boa, quentinha, sem ondas. Parecia mesmo um postal. A praia aqui é mesmo paradisiaca.
Por minha vontade não saía de dentro de água e como a temperatura é tão agradável fico muito tempo lá dentro.
Cheguei a casa muito Feliz e bem disposta.

Passámos o dia na praia...

 

29/11/2008 (dia 70)
Hoje só trabalhei de manhã e ainda assim não foi tão 'intenso' porque um menino fazia anos e fizémos uma festinha no ginásio. FOi muito divertido, gostámos todos muito.
De tarde fomos passear a Havana e amanhã vamos à praia!!!

Hoje houve uma festinha de anos...

 

28/11/2008 (dia 69)
Hoje é sexta-feira, estamos quase no fim de semana e o tempo está bom, o que quer dizer que podemos passear. COmo trabalho muito durante a semana é sempre importante os momentos de lazer e diversão.
Já não tenho cá muitos amigos, quase todos já regressaram. Ainda cá está a Bia e brincamos muito!!!

Está outra vez muito calor...

 

27/11/2008 (dia 68)
Hoje consegui fazer mais uma coisa muito importante. Estive de pé apenas com uns velcros nos joelhos e as mãos apoiadas nos ombros da minha terapeuta (que estava de joelhos). E mantive-me assim vários minutos :)
A terapeuta disse à avó que isto é o início para a marcha e ficámos todos muito contentes.

Hoje estive muito tempo de pé...

 

26/11/2008 (dia 67)
Está toda a gente a regressar a Portugal, por causa do Natal. Também já não falta muito para voltarmos...
A minha terapeuta diz que já tenho muito mais força nos braços (que me permite usá-los com mais facilidade para me sentar ou gatinhar).

Tenho mais força nos braços...

 

25/11/2008 (dia 66)
Hoje o tio Joáo faz anos e eu falei com ele ao telefone e dei-lhe os parabéns. Já tenho muitas saudades e eles também têm muitas saudades minhas. Mas o tempo passa rápido e estou a trabalhar tão bem que se não fossem as limitações de dinheiro valia a pena continuar...

Hoje falei com o meu tio...

 

24/11/2008 (dia 65)
Hoje a avó foi comigo ao ginásio e mais uma vez ficou muito contente com os meus progresos. Estive a fazer um exercício em que estou de pé, apenas presa na zona dos joelhos e 'rabinho'. Já consigo manter muito bem o equílibrio. Até já brinco e atiro a bola com as mãos, quando estou assim.

Já tenho mais equílibrio...

 

23/11/2008 (dia 64)
Hoje andámos outra vez a passear, fomos à feira de Havana, vimos as montras, almoçámos por lá... é muito importante que saia ao fim-de-semana porque estou toda a semana no CIREN em tratamentos.
A minha avó comprou-me uma boneca de trapos na feira e eu fiquei muito contente.

Tenho uma boneca de trapos nova...

 

22/11/2008 (dia 63)
Hoje só tive terapia da parte da manhã. De tarde fui a Havana dar um passeio. Eu queria ir à praia mas o tempo não ajuda :( Mas foi divertido na mesma.

Hoje fui passear...

 

21/11/2008 (dia 62)
Já consigo desenhar círculos sozinha, lavar a cara, as mãos e já estou a começar a lavar os dentes também (embora não consiga ainda muito bem, vou treinando...). A pouco e pouco vou somando 'pequenas grandes vitórias'. Estas pequenas coisas fazem uma diferença enorme no meu dia a dia. E eu adoro fazer as coisas sozinhas, fico muito satisfeita quando consigo!!

Já faço muito mais coisas sozinha...

 

20/11/2008 (dia 61)
Está frio e chuva. Está a passar uma frente fria aqui em Havana e o tempo está mau. Apesar de se estar a aproximar o fim de semana, a praia está fora de questão. Eu às vezes fico aborrecida por estar aqui tanto tempo, o que vale é que estão cá mais meninos e brincamos juntos nos tempos livres.
Já consigo fazer mais uma coisa que não fazia: consigo mudar da posição de deitada para sentada, sem ajuda:)

Já consigo mudar da posição de deitada para sentada, sem ajuda...

 

19/11/2008 (dia 60)
Estou já há muitos dias em Cuba e as saudades começam realmente a apertar. Mas é por uma boa causa, os meus tratamentos estão a correr muito bem e quando se vêm resultados tudo vale a pena. Estou a treinar comer com o garfo. Não é fácil mas a pouco e pouco vou conseguindo aperfeiçoar os movimentos, graças à ajuda dos terapeutas que me ensinam muita coisa.

Estou a começar a comer com garfo...

 

18/11/2008 (dia 59)
Hoje pedi um computador a sério no Natal, mas a minha família acha que ainda sou muito pequenina para isso. Para além disso é muito caro, vou ter mesmo que me contentar com uns brinquedos !! :)
Os tratamentos hoje correram melhor e já não chorei.

Hoje os tratamentos correram melhor...

 

17/11/2008 (dia 58)
Hoje fiz uma birra muito grande... comecei um novo exercício onde estou de pé, apenas 'presa' na zona dos joelhos e não queria fazer porque tinha medo de cair. Acabei por perceber que estava segura e que a terapeuta estava comigo e não me deixava cair, mas foi complicado começar. Até porque estava com um bocadinho de sono, o que não ajudou em nada :)
Depois passou e portei-me muito bem.

Hoje fiz uma birra ...

 

16/11/2008 (dia 57)
Hoje fomos passear a Havana e andámos numa charrete, com um cavalinho. Adorei!!! A avó disse à minha tia que eu estava em extase e que gostei muito muito do cavalinho...o que é muito bom, porque quando regressar a Portugal provavelmente irei iniciar aulas de Hipoterapia.

'Conheci' um cavalinho a sério e adorei ...

 

15/11/2008 (dia 56)
A minha avó diz que eu pareço uma cobra e que 'rastejo' para todo o lado quando estou no chão. è já uma forma de movimento, embora não seja ainda a ideal. O facto de conseguir mexer melhor os braços permite-me também fazer tarefas com as mãoes que dantes não fazia (como desenhar, por exemplo).
hoje é sábado e de tarde vou passear...estou muito contente!!!

Rastejo como um soldado :)

 

14/11/2008 (dia 55)
A minha avó recebeu hoje o relatório de fim de ciclo e ficou muito contente com todas as minhas pequenas grandes vitórias. Já consigo 'desatarrachar' francos, enfiar contas em fiozinhos, entre outras coisas. Tudo isto faz parte da motricidade fina que estou a adquirir e que é muito importante no meu dia a dia.

Melhorei muito a motricidade fina...

 

13/11/2008 (dia 54)
Hoje acabo o meu segundo ciclo. Felizmente a minha família conseguiu dinheirinho para mais outro assim poderei ficar mais 1 mês e evoluir mais!!!
Conseguir o valor para cada ciclo é sempre uma luta e eu sei que lá em Portugal a minha família já está a reunir esforços para que eu consiga voltar.

Acabei o segundo ciclo desta minha segunda estadia...

 

12/11/2008 (dia 53)
Tenho uns óculos novos :) os antigos não suportavam as minhas novas lentes e teve que ser. Gosto muito deles estou muito vaidosa.
Hoje fiz tratamentos de ozono.

Tenho uns óculos novos...

 

11/11/2008 (dia 52)
Hoje voltei ao oftammologista. Vou ter que trocar os meus óculos e vou tapar os olhos (um a um) durante um determinado periodo diariamente. O objectivo é obrigar o olho destapado a esforçar-se e desenvolver a capacidade de visão.

Vou ter que tapar os olhos para ver melhor ...

 

10/11/2008 (dia 51)
A minha avó foi hoje ver-me ao ginásio e ficou muito contente com os meus progressos. Faço imensos exercícios de pé já. No início tinha muito medo de cair (apesar de estar sempre segura), mas agora sinto-me muito mais confiante.

Estou a fazer progressos no ginásio...

 

09/11/2008 (dia 50)
O furacão não passou aqui em Havana, passou no Oeste, aqui não sentimos nada. Esteve até um dia muito bonito, andámos a passear todo o dia. FOmos ao Jardim Zoológico mas era tudo muito feio, muito sujo e cheirava muito mal. O nosso é muito mais bonito e bem tratado.

O Jardim Zoológico é muito feio...

 

08/11/2008 (dia 49)
Hoje o tempo melhorou, o furacão deve passar apenas no Oeste de Cuba. Até podemos ir ao Aquário ver os peixinhos, foi muito engraçado e divertimo-nos muito.

Fomos ao aquário...

 

07/11/2008 (dia 48)
Hoje está uma tempestade, muita chuva e muito vento. A minha tia ligou pra cá mas não conseguimos falar, a chamada caía e a minha avó não conseguiu contar nenhumas novidades ... espero que amanhã esteja melhor.

Hoje não há novidades...

 

06/11/2008 (dia 47)
Hoje fui a uma consulta de Oftalmologia e o Doutor disse que eu tenho uma graduação grande de Astigmatismo, que me dificulta a visão. Fiz vários exames e para a semana vou saber o resultado e se vou ou não precisar de mudar as lentes...
Fiz tratamentos apenas da parte da manhã, por causa da consulta e exames.

Fui ao Doutor dos olhos...

 

05/11/2008 (dia 46)
Já estou recuperada!! A minha avó é que estámuito constipadinha agora...
Hoje já fiz terapia normal, sem restrições e portei-me muito bem, colaborei muito, fiz tudo muito bem.
A minha avó comprou-me um carrinho em madeira na feira de Havana e eu gostei muito, tenho brincado muito com ele (o que é bom porque movimento os braços e as mãos).

Hoje já fiz os tratamentos normais...

 

04/11/2008 (dia 45)
Felizmente já estou muito melhor. A falta de ar passou, a febre também. Os Doutores e toda a equipa médica foi muito atenciosa e cuidadosa comigo.
Hoje já fiz tratamentos, embora não tão intensivos como é costume. Amanhã espero voltar à rotina normal e continuar os tratamentos de forma tão positiva como até agora.

Já estou muito melhor...

 

03/11/2008 (dia 44)
Durante a noite tive uma crise de falta de ar, já é a segunda vez que tenho isto quando me constipo. Na primeira vez os médicos disseram que podia ter sido uma situação pontual, mas agora vou ter mesmo que fazer exames para ver se não sofro de asma ou qualquer doença respiratória.
A minha avó assustou-se muito, a sorte é que estou rodeada de médicos e todos me prestaram imediatamente auxílio. Estou medicada e já esou melhor, mas hoje não fiz tratamentos.

Continuo doentinha...

 

02/11/2008 (dia 43)
Estou doentinha, doi-me a garganta e tenho febre. Não saí e já fui ao Doutor hoje... deve ser das mudanças de temperatura.

Estou doentinha...

 

01/11/2008 (dia 42)
Hoje é Sábado, só trabalhei da parte da manhã. De tarde estava a chover muito e não pudemos sair.
Passámos a tarde a brincar e a ver DVD's aqui no CIREN. Pode ser que amanhã melhore e dê para passear. É muito cabsativo estar aqui toda a semana e ao fim-de-semana não puder sair.

Continua a chover e não pudemos sair do CIREN!!

 

31/10/2008 (dia 41)
Esta fresquiho cá e tem chovido muito. Como o fim-de-semana se está a aproximar era bom que melhorasse para podermos passear. A minha terapeuta está a tentar tirar-me as fraldas por completo...eu sou muito preguiçosa e às vezes esqueço-me de pedir...
Os tratamentos estão muito bem encaminhados.

Está fresco e de chuva!!

 

30/10/2008 (dia 40)
Hoje a minha avó comprou-me uma boneca com 2 caras, típica de Cuba. Quando se vira a saia tem outra cara em baixo. Fiquei muito contente. Gosto sempre quando recebo presentes :)
Continuo a portar-me muito bem e a brincar muito.

Hoje recebi um presente!!

 

29/10/2008 (dia 39)
Hoje esteve um dia frio e chuvoso. Ainda bem que não é fim-de-semana, porque quando estão dias destes ao fim-de-semana não podemos sair do CIREN ... e como passamos toda a semana aqui é sempre bom espairecer.
A terapia continua a correr bem, ainda hoje a minha avó falou com o Dr. Maragoto, que lhe disse que eu estava a evoluir muito bem. As coisas nunca são ao ritmo que gostariamos, mas o que é certo é que vou evoluindo devagarinho.

Estou a evoluir devagarinho ... mas bem!!

 

28/10/2008 (dia 38)
A minha terapeuta ocupacional diz que hoje dei um 'show' durante a terapia. Troquei todos os objectos, brinquei muito, ri-me até não conseguir parar... ela disse à minha avó que até já ela se ria sem parar também :)
Felizmente, sou uma menina muito alegre e bem disposta.

Sou muito alegre e bem disposta!!

 

27/10/2008 (dia 37)
Hoje estive imenso tempo de pé, apoiada numa cadeira, com as perminhas muito direitas...isto é uma coisa nova para mim, eu não fazia isto :)
A minha família fica sempre muito contente com estes meus pequenos grandes progressos!!

Hoje fiz mais um progresso!!

 

26/10/2008 (dia 36)
Hoje é Domingo, é dia de passear, de ir à praia e à piscina.
Da parte da manhã estive na piscina, e tinhamos tudo planeado para voltar de tarde mas...começou a chover muito quando estávamos a almoçar e já não regressámos.
Da parte da tarde fiquei no CIREN a brincar com os meus amiguinhos.

Hoje de tarde choveu muito!!

 

25/10/2008 (dia 35)
Hoje só trabalhei de manhã e correu muito bem.
De tarde fui à piscina, é sempre muito bom e divertido...eu adoro, por mim passava lá os dias.

Estive a tarde toda na piscina!!

 

24/10/2008 (dia 34)
A minha avó comprou gel para o cabelo e a minha terapeuta faz-me uns penteados muito giros, que eu adoro porque sou muito vaidosa :)
Os tratamentos continuam a correr bem, mas quando chega à sexta-feira comeo logo a pensar no fim-de semana para ir à praia e à piscina...está mesmo quase :)))

O fim-de-semana está à porta!!

 

23/10/2008 (dia 33)
Estou a fazer uns exercicíos com pesos, para ganhar força nos meus braços!! Hoje a terapeuta disse à minha avó que me portei muito muito bem e que fiz todos os exercícios de forma exemplar. A minha avó ficou muito contente.
Gosto muito das minhas amiguinhas de cá, sobretudo a Olinda e a Bia, somos muito amigas as 3 e brincamos muito.

Estou a trabalhar para ficar com braços fortes!!

 

22/10/2008 (dia 32)
Os meus tratamentos continuam a correr muito bem, feluzmente.
Aqui em Cuba os bens essenciais são muito difíceis de encontrar e o que há está caríssimo. A minha avó gasta muito mais tempo e dinheiro que da primeira vez que cá estive. Os iogurtes por exemplo, são escassos e muito caros. É dificil gerir as nossas necessidades e o dinheiro. Mas é tudo por uma boa causa, por isso nós não desanimanos!!

Os alimentos estão muito caros!!

 

21/10/2008 (dia 31)
A minha avó foi hoje ver os meus tratamentos e ficou muito contente com todas as novas pequenas coisas que já faço. Nesta fase, os tratamentos estão a incidir sobretudo em exercícios que me fazem ganhar força nos braços e equílibrio no tronco.
Eu estava eufórica, gosto muito quando a minha avó me vai ver e exibo-me para ela :)

Hoje a minha avó assistiu aos meus tratamentos!!

 

20/10/2008 (dia 30)
Começou mais uma semana de trabalho para mim. Como é segunda-feira é sempre mais dificil para mim, porque estou habituada a descansar e passear no fim-de-semana.
Mas continuo a colaborar em todos os tratamentos. Sou muito alegre e falo muito :)

Mais uma semana de trabalho!l!

 

19/10/2008 (dia 29)
Hoje fui à praia com a minha avó e os meus amigos. De manhã esteve muito bom mas a meio da tarde começou a chover e tivemos que vir embora. Eu não queria vir, mas teve de ser :)
A Dra. Maria dos Anjos disse à minha avó que eu quando estou no ginásio só falo espanhol. Aprendo muito rápido e gosto muito de outras linguas.

Já falo muito bem espanho!!

 

18/10/2008 (dia 28)
Hoje só trabalhei da parte da manhã. De tarde começa a folga (Sábado à tarde e Domingo).
Fui à piscina e diverti-me muito. Não quero sair de dentro e água...a sorte é que a água é quase tão quente como o ar :)
A terapeuta diz que me faz muito bem as actividades aquáticas, por isso é uma espécie de 'terapia divertida' sempre que estou na piscina.

A piscina é uma espécie de terapia divertida!

 

17/10/2008 (dia 27)
O fim-de-semana está à porta. Eu gosto sempre quando assim é, porque posso passear e brincar muito com os meus amiguinhos!
Hoje está muito muito calor e custa mais ir para o ginásio. Mas mesmo assim portei-me bem e fiz todos os exercícios. A equipa médica está muito contente comigo.

Colaboro sempre na terapia!

 

16/10/2008 (dia 26)
Hoje estamos todos muito contentes, a minha família está muito feliz com as notícias que os Doutores deram hoje à minha avó. Fizeram-me uma avaliação a algumas capacidades motoras e o resultado foi muito positivo: melhorei em certa de 25% todas as capacidades que me foram testadas. Em pouco mais de 20 dias de tratamento é uma grande vitoria!

Conquistei hoje uma pequena grande vitória!

 

15/10/2008 (dia 25)
A minha avó nota que eu não vejo muito bem, mesmo com os óculos e por isso falou com os Doutores e marcaram-me uma consulta de oftalmologia...pode ser só impressão da minha avó, esperemos que sim!
Estou a treinar comer com uma colher sozinha, sem entornar.

Vou ao médico dos olhos!!

 

14/10/2008 (dia 24)
Os meus progressos são lentos mas visiveis. A minha avó diz que os nota sobretudo a nível dos braços, o que é normal, pois o trabalho com as pernas e equilibrio do tronco é bastante mais demorado e difícil.
Mas se Deus quiser iremos chegar lá e vou conseguir um dia andar soinha.
Esta é a nossa esperança e a convicção da equipa médica.

Já consigo desenhar circulos e linhas rectas!!

 

13/10/2008 (dia 23)
Hoje fiz um exercício dentro de água que correu muito bem. Consegui manter-me agarrada com as duas mãos a um ferro e manter-me suspensa sozinha. Significa que estou a ganhar força nos braços!!
A minha avó falou com o Dr. Maragoto acerca dos tratamentos com células estaminais. Ele diz que apesar de ainda estar em estudo é uma perspectiva muito promissora. Preve-se que os primeiros tratamentos estejam disponíveis daqui a 7 anos... esta é uma esperança enorme para todos os meninos com Paralisia Cerebral!!!

Fiz novos exercícios!!

 

12/10/2008 (dia 22)
Hoje foi o meu dia de folga (esta semana estou cheia de sorte, tivemos um feriado).
Passei o dia ineiro na piscina...só saí um pouco na hora de mais calor para almoçar e descansar um pouco. Foi muito bom e eu estava muito contente.
Fiz uma festa tão grande que toda a gente se metia comigo :)

Estive muito contente na piscina!!

 

11/10/2008 (dia 21)
Hoje só trabalhei da parte da manhã. Fiz tudo com mais energia do que é costume, pois sabia que de tarde estava livre e podia ir para a piscina.
Passámos a tarde na piscina e eu diverti-me muito, como é costume.
Está muito calor, mesmo muito.

Está muito, muito calor!!

 

10/10/2008 (dia 20)
Hoje foi feriado e estive todo o dia na praia. Estava imenso calor e a água estava quase tão quente como o ar. Passei o dia dentro de água, tomei muitos banhos e adorei lá estar.
Por volta das 16h00 começou a trovejar e tivemos que vir embora.

Diverti-me muito na praia!!

 

09/10/2008 (dia 19)
Como trabalho muito tenho muito apetite e como muito bem. A minha avó diz que estou sempre a comer :) É muito dificil comprar alimentos, não há fruta, não há pão, desde o furação as dificuldades aumentaram muito. Temos que nos contentar com o que há :)
Amanhã vou à praia e estou muito feliz.
Os tratamentos continuam a correr muito bem e eu esforço-me muito para fazer tudo o bem.

Amanhã vou à praia!

 

08/10/2008 (dia 18)
Continuo os tratamentos e está tudo a correr muito bem. A terapeuta diz que me porto muito bem e que faço tudo o que é esperado de mim.
Na próxima sexta-feira é feriado nacional em Cuba e por isso não tenho tratamentos. Vamos para a praia, a minha avó já combinou com os outros portugueses que cá estão e vamos em conjunto. Estou muito feliz e entusiasmada.

Está tudo a correr bem!

 

07/10/2008 (dia 17)
Já estou boa, já não tenho febre e estou outra vez bem disposta e a trabalhar. Até disse à minha avó que queria ir à piscina :)
Hoje fiz tratamento de ozono, para além das terapias habituais.
Tenho brincado muito com a Olinda, ficámos muito amigas e gostamos muito de brincar juntas!!!

Já estou muito melhor da constipação!

 

06/10/2008 (dia 16)
A minha terapeuta magoou-se e vai estar uns dias em casa. Por isso tenho uma nova terapeuta por uns dias. Também é muito querida, gosto muito dela e ela de mim.
Continuo muito alegre e bem disposta, mas hoje tive uma pontinha de febre. Fui logo vista pelo médico e amanhã e espero amanhã já estar boa, não é nada de preocupante, só uma pequena constipação.

Estou um pouco constipada, nada de grave!

 

05/10/2008 (dia 15)
HHoje foi o meu dia de descanso e passei o dia na piscina.
Foi muito bom, diverti-me muito com os meus amiguinhos e andei tanto tempo na água que a minha avó teve que me obrigar a sair :)
No fim do dia estava muito cansadinha e só me apetecia dormir.
Pedi à minha avó para quando a minha tia ligasse dizer para por no meu site (aqui) que adorei ir para a piscina.

Hoje passei o dia na piscina e diverti-me muito!

 

04/10/2008 (dia 14)
Hoje só tive tratamentos de manhã (é assim aos Sábados...) mas de tarde não fomos à piscina, como estava previsto. O tempo pregou-nos uma partida e choveu muito, embora esteja um calor insuportável.
Amanhã se não chover vamos à praia (aos Domingos é o meu dia de descanso).
Por causa do furacão, a alimentação aqui está mais escassa. É muito dificil encontrar fruta e a que se encontra é mesmo muito cara (fruta era uma coisa que existia em abundância, na primeira vez que vim a Cuba).
A base da nossa alimentação é arroz e frango.
Eu e a minha avó estranahamos um pouco a comida, mas temos que nos habituar ao que há :)

Os alimentos são muito caros e dificeis de encontrar, depois do furacão!

 

03/10/2008 (dia 13)
Os doutores dizem que tenho que ganhar força nos braços, que estou um pouco debilitada em termos de musculos. Estou a fazer exercícios para os fortalecer.
Tenho também treinado os movimentos de perícia com as mãos, estou a treinar o desenho de linhas rectas e circulos. Esta é uma preparação fundamental para a escrita. Vou precisar muito quando entrar para a escola (para o primeiro ano).

Estou a preparar-me para a escrita!

 

02/10/2008 (dia 12)
A minha avó foi hoje ver-me ao ginásio e assistiu aos meus exercícios. Ficou muito contente com todos os meus pequenos progressos. Estão a colocar-me de pé (com a ajuda de uma aparelho que me prende na zona das pernas e bacia). Eu digo que estou a andar no foguetão, porto-me muito bem e colaboro em tudo.
No Sábado estamos a combinar ir à piscina à tarde, se o tempo ajudar, e eu esou ansiosa e muito feliz com a ideia.

A minha avó assistiu hoje à fisioterapia!

 

01/10/2008 (dia 11)
Hoje estive muito alegre no ginásio, fartei-me de cantar e brincar.
Ando muito contente, toda a gente me acha uma 'espertalhona', falo muito, comunico muito, estou muito mais sociável agora do que na minha primeira estadia aqui.

Os tratamentos estão a correr muito bem!

 

30/09/2008 (dia 10)
Fiz hoje o tratamento com as toxinas (que a minha vó trouxe de Portugal, porque lá são muito mais baratas).
Foram-me injectadas nos braços e pernas, em diferentes locais, por isso fui picada muitas vezes e chorei... doeu um bocado, mas agora já passou e já estou bem disposta.
A fisioterapia está a correr muito bem e eu estou muito bem disposta. Gosto de cá estar, apesar de estar longe da minha família.

Hoje fiz o tratamento com as toxinas!

 

29/09/2008 (dia 9)
Fiz hoje o meu primeiro tratamento de Ozono. O Dr. Maragoto diz que o ozono me faz bem a tudo.
No caminho para o sitio onde faço os tratamentos do ozono há uma piscina que costumava estar 'abandonada' e vazia. Agora está toda arranjada e cheia :)) O que quer dizer que já temos uma piscina dentro do CIEN e podemos usá-la quando quisermos ao fim-de-semana!!!
Hoje está muito, mas mesmo muito calor, mas não está sol.
Comecei a fazer muitos exercícios de braços, a minha teraupeuta diz que, este momento, é a parte que preciso que fortalecer.

Hoje fiz o primeiro tratamento de Ozono!

 

28/09/2008 (dia 8)
Hoje andei todo o dia a passear. Estive em Havana e vi muitas coisas bonitas.
Estou muito contente com as coisas que me mandaram de Portugal e brinquei muito com a Olinda.

Amanhã começo outra semana de trabalho!

 

27/09/2008 (dia 7)
Hoje só trabalhei de manhã e estava um pouco aérea porque combinámos ir a Havana de tarde, passear. Como estou aqui já há uma semana (sem sair do CIREN), estes dias de folga e passeio são muito importantes para mim e fico muito contente quando chegam :)
O tempo continua mau, estou a ver que não vou mesmo à praia no Domingo.

Viva o fim-de-semana!!!

 

26/09/2008 (dia 6)
Hoje estou muito bem disposta poruqe amanhã vem a minha amiguinha Olinda e eu já tenho saudades dela.
A Lizete diz que eu estou a colaborar muito nos tratamentos e que está tudo muito bem encaminhado.
Amanhã só trabalho meio dia e de tarde espero que não chova para podermos passear um bocadinho. O tempo está esquisito, está muito calor (muito mesmo!!!) e chove também muito.

Está a chegar o fim-de-semana!

 

25/09/2008 (dia 5)
Hoje fiz muitos exercícios novos. A terapeuta Lizete diz que a minha evolução é muito boa porque sou uma menina muito esperta e percebo tudo o que se pretende de mim.
A minha tia mandou-me uns DVD's novos pela minha amiga Olinda, que chega no Sábado, e eu estou ansiosa para os receber :)
Estou a comer muito bem, ao contrário do que a minha avó previa. A comida aqui não é muito boa (agora está melhor que da primeira vez...).

Tenho feito novos exercícios todos os dias!

 

24/09/2008 (dia 4)
A minha terapeuta está muito contente com a forma como faço os exercícios. Eu porto-me muito bem e todos dizem que eu sou a alegria do ginásio. Canto muito, falo pelos cotovelos e todos gostam muito de mim.
Amanhã vou ser observada pelo Dr. Maragoto para a equipa definir como e quando vou receber o tratamento de toxinas (que me ajuda a diminuir a espacicidade muscular e consequentemente faz com que os tratamentos de fisioterapia resultem melhor).
Está muito calor e eu já disse à minha avó que quero ir à praia no Domingo, para estrear a minha boia nova que o meu amigo Rui (de Portugal) me ofereceu.

Estou a trabalhar muito bem!

 

23/09/2008 (dia 3)
A minha avó reuniu hoje com a minha equipa de tratamentos e comunicaram-lhe que o próximo objectivo a alcançar será que eu me coloque na posição de gatinhar sem ajuda (neste momento mantenho essa posição, quando colocada nela com ajuda externa).
Ainda não tenho os sonos completamente regularizados e por isso hoje de tarde estive um bocadinho rabujenta!!
Recebi hoje a notícia que no próximo fim de semana chegam mais 2 amiguinhos meus, que já cá estiveram da primeira vez comigo e fiquei muito contente.

Já recomecei a falar espanhol!

 

22/09/2008 (dia 2)
Comecei hoje os tratamentos. Correu muito bem, os médicos e terapeutas dizem que eu não perdi nada do que tinha conseguido na minha primeira fase, o que é muito positivo. :)
Estive bem disposta e colaborei sempre.
Já fiz uma nova amiguinha, dos Açores, com quem tenho brincado.
Aqui está muito calor durante todo o dia e à noite chove muito e troveja, espero que melhore em breve...

Comecei hoje os meus tratamentos!

 

21/09/2008 (dia 1)
Hoje é o meu primeiro dia em Cuba. Felizmente é o dia de descanso, porque eu e a minha avó estamos ainda muito cansadinhas da viagem e cheias de soninho (ainda não estamos adaptadas à diferença horária, aqui são menos 5 horas do que em Portugal).
A equipa de médicos, enfermeiros, terapeutas e restante pessoal fizeram uma festa muito grande quando nos reencontraram. É muito bom ser tão calorosamente recebida!!!
Também reencontrei alguns dos meus amiguinhos que, tal como eu, regressaram para uma nova fase de tratamentos e ficámos todos muito contentes.
Amanhã começo os tratamentos.

Fui muito bem recebida por todos no CIREN!

 

20/09/2008 (dia 0)
Regressei hoje a Cuba para uma segunda fase de tratamentos.
Quero agradecer muito a todas pessoas que me ajudaram a alcançar a hipótese de continuar os meus tratamentos.
O dia de hoje, tal como na primeiroa vez que fui a Cuba, foi muito especial e emotivo ... mais uma vez foi alegre e triste ao mesmo tempo.
É muito bom poder continuar os tratamentos e custa muito a partida e a obrigatória distância da família e amigos.

Hoje é o primeio dia da minha segunda fase de tratamentos em Cuba!

Aeroporto de Lisboa, dia da minha partida para Cuba
topo
 Com a colaboração de Helcadesign Angariação autorizada pelo MAI (Despacho nº 12123/2008, II n.º 83 de 29/04/2008)  
Fala Comigo